FENAJ, O MAIOR ÓRGÃO DO JORNALISMO DO BRASIL SOLTA NOTA DE REPÚDIO CONTRA REDE GLOBO POR COLOCAR INFLUENCERS PARA FAZER COBERTURA DO CARNAVAL NA PIOR TRANSMISSÃO DA HISTÓRIA DOS DESFILES
Foto: reprodução |
A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) emitiu nota em repúdio à cobertura jornalística da TV Globo sobre o Carnaval em 2024.
A emissora, simplesmente, optou por tirar os jornalistas da cobertura dos desfiles do Rio de janeiro, e colocou influencers, para fazer a cobertura. Para quem não entende de carnaval, pode ter passado desapercebido, mas a Rede Globo, deixou de transmitir e passar ao público, detalhes importantes, como carros quebrados, buraco deixados pelas escolas prejudicando a evolução, e até componentes sem fantasias.
Foi, simplesmente, a pior transmissão de toda história do carnaval carioca, e a emissora protagonizou um grande vexame.
Era nítido o tamanho do despreparo dos convidados.
A FENAJ, classifica o ocorrido como "falha" da emissora diante do despreparo dos convidados.
“Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão [TV Globo] deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa”, diz. A Fenaj disse que os jornalistas profissionais levam ao público informações abrangentes das tradições carnavalescas. “Os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval”.
O diretor da Globo, responsável pela transmissão, Boninho, disse que não está "nem ai" para as críticas.
“Eu sou o diretor, estou amando tudo. Não estou nem aí para as críticas”.