MANCHETE SPINGRV
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
TCE-RJ SUSPENDE CONTRATO PARA OPERAÇÃO DAS BARCAS NO RIO, E EMPRESA VENCEDORA DA LICITAÇÃO, PODE PERDER CONTRATO
Tribunal de Contas identifica falhas no processo licitatório e cobra esclarecimentos da Setram
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou, nesta quarta-feira (27), que o Governo do Estado não formalize o contrato com a empresa vencedora da licitação para operar as Barcas. A decisão foi comunicada à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram), que deverá prestar esclarecimentos sobre as possíveis irregularidades identificadas no edital.
De acordo com o TCE, a medida atende parcialmente a uma representação da Coordenadoria de Auditoria de Políticas em Mobilidade e Urbanismo (CAD-Mobilidade), que destacou inconsistências no processo licitatório que podem trazer prejuízos significativos aos cofres públicos.
LICITAÇÃO SOB INVESTIGAÇÃO
Na última sexta-feira (22), a empresa BK Consultoria, sediada em Barueri (SP), venceu a licitação ao apresentar uma proposta de R$ 1,9 bilhão para operar o serviço de transporte aquaviário pelos próximos cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco.
Entretanto, entre as falhas apontadas pela conselheira do TCE, Marianna Montebello Willeman, estão a ausência de detalhes no edital sobre a Receita Não Operacional Variável e os percentuais de compartilhamento dessa receita entre o Estado e a concessionária. Além disso, problemas no cálculo dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) foram destacados, o que pode gerar um prejuízo estimado em até R$ 389,7 milhões aos cofres públicos.
PRAZO PARA AJUSTES E REUNIÃO TÉCNICA
O TCE também determinou que a Setram se manifeste, no prazo de 48 horas, sobre outras irregularidades, como o pagamento indevido de milhas náuticas não navegadas e a necessidade de otimização da frota de embarcações.
A conselheira Marianna Willeman sugeriu ainda a realização de uma reunião técnica para debater as falhas encontradas e buscar soluções que evitem danos financeiros ao erário.
Em nota, a Setram informou que acatará as recomendações do TCE e fará os ajustes necessários no processo, embora reafirme sua convicção de que não há irregularidades na proposta vencedora.
Postagens mais visitadas
CÍNTHIA BARCELOS PERES É MORTA EM SÃO GONÇALO; CRIMINOSO É INVESTIGADO POR FEMINICÍDIO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
BATIDA ENTRE DUAS MOTOS MATA JOVEM DE 19 ANOS EM QUEIMADOS NO DIA DE NATAL
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
INFESTAÇÃO DE RATOS PREOCUPA FREQUENTADORES DA ORLA DE NITERÓI, PRÓXIMO AO BAY MARKET
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
RIO DE JANEIRO - PROJETO APROVADO NA ALERJ PROÍBE CORTE DE ÁGUA E LUZ PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA EM DIAS DE CALOR EXTREMO
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
CURIOSIDADE: O FILME, 'A REENCARNAÇÃO DE MANIKA' BASEADO EM FATOS REAIS CONTA A HISTORIA DE UMA CRIANÇA QUE LEMBRAVA DE SUA VIDA PASSADA COM RIQUEZA DE DETALHES
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
ULTRALEVE CAI NA PRAIA DE COPACABANA
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
EXPLOSÃO EM SUBESTAÇÃO DA ENEL DEIXA MILHARES SEM LUZ EM SÃO GONÇALO NOVAMENTE
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
NO ÚLTIMO DIA DO ANO, BRASÍLIA GARANTE ÔNIBUS DURANTE TODA A MADRUGADA PARA O RÉVEILLON EM NITERÓI
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
PASSAGEIRA SURTA EM ÔNIBUS E COLOCA PASSAGEIROS EM RISCO EM MARICÁ
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários