COLUNA DA TININHA MARTINS: TEMPO COMUM
COLUNA DA TININHA MARTINS:
![]() |
Foto: Felipe Gusso / Reprodução |
Passadas todas as festividades do período da Páscoa, a Igreja entra no período chamado de Tempo Comum. A Igreja se divide em Tempos para dar um sentido às celebrações de cada tempo. O Ano Litúrgico é assim dividido para que, em cada Tempo, possamos viver uma espiritualidade diferente.
O Tempo Comum, contudo, é dividido em duas partes: a primeira parte se inicia logo após a festa do batismo de Jesus, pois Ele, a partir desse momento, inicia a sua vida pública até o início da Quaresma. A segunda parte acontece após a Solenidade de Pentecostes e vai até o Tempo do Advento. O Tempo Comum é um tempo de esperança e de escuta fiel da Palavra do Senhor, por isso a cor predominante é o verde, que é a cor da esperança. O Tempo Comum estimula o fiel a ser sal na terra e luz no mundo e a construir, aqui na terra, o Reino de Deus.
Você pode identificar o Tempo Comum pelas vestes dos Padres e Diáconos, pois eles usam a cor verde, que é a cor do Tempo Comum.
O Tempo Comum, como um todo, é composto de 34 semanas e nos apresenta Jesus num caminho de subida a Jerusalém para sofrer a Paixão. Durante essas 34 semanas, Ele nos mostra qual o caminho que devemos seguir para construir o Reino de Deus aqui na terra. Um Reino que se inicia aqui e que vamos vivenciá-lo de maneira definitiva no céu. Esse Reino é diferente do que era exercido no tempo de Jesus: é um Reino de amor e de paz e que pregava a inclusão de todas as pessoas.
Comentários