MORADORES DE SÃO GONÇALO DENUNCIAM CAOS NA MARCAÇÃO DE EXAMES EM POSTOS DE SAÚDE

Pacientes relatam filas de madrugada, esperas superiores a um ano e dificuldade até para obter resultados de exames simples

Foto: reprodução

Usuários do SUS em São Gonçalo enfrentam filas e descaso para conseguir marcações de exames; servidores também denunciam atrasos salariais

A situação da saúde pública em São Gonçalo voltou a ser alvo de denúncias por parte dos moradores, que relatam dificuldades cada vez maiores para conseguir marcar exames, realizar procedimentos e obter resultados em postos de saúde do município. A página SOS Laranjal, conhecida por fazer denúncias da região, publicou nesta semana diversos relatos de pacientes que expõem o colapso no sistema de marcação de exames na cidade.

Para conseguir um simples exame de sangue, moradores estão sendo obrigados a acordar de madrugada e enfrentar longas filas para garantir uma das poucas senhas disponibilizadas pelos postos de saúde. O drama é ainda maior para quem precisa de exames mais específicos, como ultrassonografias e consultas com especialistas.

Está péssimo, assim como o senhor escreveu. Não só a marcação, como para realizar o procedimento e pegar o resultado. A demora é grande e tem que levantar de madrugada. Eu tenho médico e exames da ultrassom da mama que já têm mais de 1 ano e não fui chamada até hoje. Se for esperar, a pessoa morre e não consegue realizar os exames e consultas”, desabafou uma paciente identificada como moradora do bairro Alzira Vargas, usuária do Posto Juarez Antunes.

A mesma paciente relatou ainda que sofre de fibromialgia crônica e tem enfrentado dificuldades para realizar consultas com reumatologista, endocrinologista e psicóloga, além de precisar custear consultas e exames particulares e manter gastos fixos com medicamentos.

Em outro depoimento, uma moradora que frequenta a Clínica do Colubandê denunciou que são distribuídas apenas 15 senhas a cada 15 dias para a marcação de exames, o que torna praticamente impossível o atendimento pela rede pública. “Vamos ter que pagar particular, como já fiz este mês. Exames de diabete e tireoide”, comentou Lurdes Oliveira.

Além da falta de estrutura e atendimento aos pacientes, funcionários de algumas unidades de saúde de São Gonçalo também relatam atrasos nos pagamentos, o que agrava ainda mais a precarização do serviço prestado à população. Em alguns casos, os salários caem com dias de atraso ou são pagos de forma irregular.

A reportagem da SpingRV Notícias deixa aberto o espaço para que a Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo se manifeste sobre as denúncias feitas pelos moradores e informe o que está sendo feito para melhorar o atendimento, garantir a regularidade nos exames, e oferecer condições de trabalho adequadas aos profissionais da rede pública.

Com informações de: SOS Laranjal

Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Postagens mais visitadas deste blog

LUTO EM TENENTE JARDIM: MORRE A MISSIONÁRIA ESTHER VARGAS

DESLIZAMENTO EM TENENTE JARDIM INTERDITA TOTALMENTE A RODOVIA DOUTOR MARCH

MOTORISTA DE ÔNIBUS É EXECUTADO AO CHEGAR PARA TRABALHAR EM GARAGEM DE SÃO GONÇALO

EX-FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA FOI EXONERADO APÓS DENÚNCIA DE EXTORSÃO CONTRA TRAVESTIS E GAROTAS DE PROGRAMA NO CENTRO DE NITERÓI

MORADORES DE TENENTE JARDIM SE SENTEM IGNORADOS PELA PREFEITURA EM PROJETO DA NITBIKE

"MENDIGATA" DE SÃO GONÇALO REAPARECE NAS MÍDIAS LOCAIS TOMANDO BANHO NAS ÁGUAS SUJAS DA CHUVA

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)

CHUVA FORTE LEVA AO CANCELAMENTO DOS DESFILES EM NITERÓI NA NOITE DESTE DOMINGO

ACOMPANHANTE PASSA MAL E RELATA FALTA DE ATENDIMENTO NO AZEVEDO LIMA, EM NITERÓI

TRÁFICO EM SÃO GONÇALO: POLÍCIA PRENDE ACUSADO POR DESAPARECIMENTO DE MORADORES