MEGAOPERAÇÃO NO COMPLEXO DO ALEMÃO E PENHA DEIXA CRIMINOSOS MORTOS E POLICIAL BALEADO NO RIO

Cerca de 2.500 agentes participam da Operação Contenção, que busca conter o avanço de facção criminosa e cumprir mais de 200 mandados judiciais

Foto: reprodução / internet - Mega Operação na Penha e Complexo do Alemão


Operação Contenção mobiliza 2.500 agentes no Alemão e Penha, deixa mortos, presos e um policial ferido em confronto no Rio.

Uma das maiores operações policiais do ano no Rio de Janeiro foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (28), nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. A ação, batizada de Operação Contenção, reúne cerca de 2.500 policiais civis e militares e tem como objetivo conter a expansão territorial de uma facção criminosa e capturar suas principais lideranças.

Desde o início da manhã, moradores relataram barricadas em chamas, tiroteios intensos e movimentação de criminosos fortemente armados fugindo por áreas de mata. Imagens aéreas registradas por drones da Polícia Militar mostram mais de 100 criminosos em fila indiana, portando fuzis e usando roupas camufladas, fugindo da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.

Durante a ação, 17 suspeitos foram presos e quatro criminosos morreram em confronto. Um policial do Bope foi baleado e socorrido ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Há também o registro de um morador em situação de rua atingido por bala perdida.

Logo nas primeiras horas, dois homens foram presos e um fuzil apreendido na Rua Uranos, uma das principais vias de acesso à comunidade. A operação é resultado de mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), em conjunto com o Ministério Público Estadual.

O objetivo é cumprir 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão expedidos pela Justiça. No total, 26 comunidades estão sendo alvo da ofensiva, que conta com drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres, 12 veículos de demolição e ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.

O governador Cláudio Castro comentou a ação, afirmando que o Estado continuará firme contra o crime organizado:

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado.”

As equipes seguem no terreno ao longo do dia, realizando varreduras e cumprindo os mandados judiciais. A operação, que tomou conta das principais comunidades da Zona Norte, remete à megaoperação de 2010, quando traficantes também foram flagrados fugindo por trilhas entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

.Mais sobre este assunto

Comentários

Colunistas

Enrico Pierro
Enrico Pierro
Tininha Martins
Tininha Martins
William Simas
William Simas

Postagens mais visitadas