SÉRIE OURO NA SAPUCAÍ: SETE ESCOLAS ABREM A DISPUTA POR VAGA NO GRUPO ESPECIAL NESTA SEXTA (13)

Primeira noite de desfiles na Marquês de Sapucaí reúne sete agremiações na luta pelo acesso à elite do carnaval carioca.

Foto: reprodução


Sete escolas desfilam às 21h na Sapucaí pela Série Ouro. Só a campeã sobe ao Grupo Especial; duas serão rebaixadas.

A corrida por uma vaga no Grupo Especial do Carnaval do Rio começa nesta sexta-feira (13), na Marquês de Sapucaí, com a abertura dos desfiles da Série Ouro. A partir das 21h, sete agremiações entram na avenida em busca do título que garante o acesso à elite do samba carioca.

Ao todo, 15 escolas disputam a Série Ouro em 2026. Apenas a campeã sobe para o Grupo Especial no próximo ano. Na outra ponta da tabela, duas agremiações serão rebaixadas para a Série Prata, passando a desfilar na Intendente Magalhães. Da Série Prata, somente a vencedora retorna à Sapucaí.

CONFIRA A ORDEM E OS ENREDOS DA PRIMEIRA NOITE

1ª – Unidos do Jacarezinho
A escola abre os trabalhos com o enredo “O ar que se respira agora inspira novos tempos”, homenagem ao cantor e compositor Xande de Pilares. O desfile promete contar a trajetória do artista desde suas origens até a consolidação como um dos grandes nomes do samba.

2ª – Inocentes de Belford Roxo
Com “O Sonho de Um Pagode Russo Nos Frevos do Meu Pernambuco”, a agremiação mistura o frevo pernambucano com influências inspiradas no clássico “Pagode Russo”. A proposta aposta na diversidade cultural e na irreverência como marcas do espetáculo.

3ª – União do Parque Acari
A escola leva para a avenida o enredo “Brasiliana”, celebrando o teatro negro brasileiro. O desfile resgata memórias de grupos pioneiros e reforça temas como ancestralidade, resistência e valorização da cultura popular.

4ª – Unidos de Bangu
Com “As coisas que mamãe me ensinou”, a agremiação presta homenagem à cantora e deputada Leci Brandão. O enredo destaca sua trajetória artística e sua atuação histórica em pautas sociais e culturais.

5ª – Unidos de Padre Miguel
A escola apresenta “Kunhã-Eté – O Sopro Sagrado da Jurema”, narrativa que homenageia a heroína indígena Clara Camarão. O desfile une espiritualidade, ancestralidade e resistência dos povos originários.

6ª – União da Ilha do Governador
Com “Viva o hoje! O Amanhã? Fica pra depois”, a agremiação propõe uma viagem pelas grandes criações da humanidade, passando por marcos como a invenção da escrita, avanços tecnológicos e conquistas científicas.

7ª – Acadêmicos de Vigário Geral
Encerrando a primeira noite, a escola apresenta “Brasil Incógnito – O Que Os Seus Olhos Não Veem, A Minha Imaginação Reinventa”. A proposta revisita o imaginário colonial e recria figuras fantásticas como símbolos de resistência cultural.

A expectativa é de arquibancadas cheias e alto nível técnico já na abertura da Série Ouro, etapa considerada decisiva para quem sonha em desfilar entre as gigantes do carnaval carioca.

Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Postagens mais visitadas deste blog

LUTO EM TENENTE JARDIM: MORRE A MISSIONÁRIA ESTHER VARGAS

DESLIZAMENTO EM TENENTE JARDIM INTERDITA TOTALMENTE A RODOVIA DOUTOR MARCH

JUSTIÇA CONDENA EMPRESAS DE ÔNIBUS DE NITERÓI POR FROTA REDUZIDA E DANO COLETIVO - EMPRESAS TERÃO QUE AUMENTAR A FROTA

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)

MOTORISTA DE ÔNIBUS É EXECUTADO AO CHEGAR PARA TRABALHAR EM GARAGEM DE SÃO GONÇALO

CHUVA FORTE LEVA AO CANCELAMENTO DOS DESFILES EM NITERÓI NA NOITE DESTE DOMINGO

ACOMPANHANTE PASSA MAL E RELATA FALTA DE ATENDIMENTO NO AZEVEDO LIMA, EM NITERÓI

DESLIZAMENTO EM NITERÓI INTERDITA RUA ERMELINDO MARTINS EM JURUJUBA

MORADORES DO MORRO DO CASTRO RECLAMAM DE FALTA DE ATENDIMENTO EM POSTO DE SAÚDE

ESTUDANTE ESFAQUEADA EM SÃO GONÇALO SEGUE INTERNADA EM COMA INDUZIDO