TERMINAL DAS BARCAS NA PRAÇA XV FICA SEM CAIXAS ELETRÔNICOS E PASSAGEIROS RECLAMAM
Movimento diário de cerca de 100 mil pessoas contrasta com ausência de terminais para saque no principal ponto aquaviário do Rio.
Sem caixas eletrônicos na estação da Praça XV, usuários das barcas precisam caminhar até o metrô da Carioca para sacar dinheiro.
Diariamente, cerca de 100 mil pessoas circulam pelo terminal das barcas na Praça XV, no Centro do Rio. O local é ponto de partida para destinos como Ilha de Paquetá, Cocotá, na Ilha do Governador, e principalmente para a Praça Arariboia, em Niterói.
Mesmo com o uso crescente do Bilhete Único e de cartões para pagamento da passagem, ainda é significativo o número de passageiros que utilizam dinheiro em espécie.
O problema surge quando alguém precisa sacar valores e não encontra um caixa eletrônico nas proximidades imediatas do terminal. Atualmente, quem precisa fazer um saque precisa caminhar até a estação Carioca do metrô.
Os dois únicos caixas eletrônicos que funcionavam perto do embarque das barcas foram retirados. Segundo comerciantes da região, os equipamentos teriam sido alvo constante de vandalismo, o que levou à remoção.
A situação, no entanto, gera questionamentos entre os usuários. Passageiros relatam estranhar o fato de não haver ao menos um terminal bancário dentro da própria estação, considerando o alto fluxo diário de pessoas.
O terminal da Praça XV é um dos principais eixos de mobilidade entre o Rio e municípios da Região Metropolitana, especialmente Niterói, o que amplia o impacto da ausência dos caixas eletrônicos.
Enquanto isso, a alternativa mais próxima segue sendo a estação Estação Carioca, obrigando passageiros a se deslocarem a pé para resolver uma necessidade básica antes de embarcar.