BRASIL FAZ HISTÓRIA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO COM OURO INÉDITO NO ESQUI ALPINO

Lucas Pinheiro Braathen conquista o primeiro ouro olímpico de inverno do país no slalom gigante em Milão-Cortina, na Itália.

Entrou para história! Brasil é ouro pela primeira vez nas Olimpíadas de inverno | Foto: reprodução


Brasil celebra medalha inédita nos Jogos Olímpicos de Inverno com atuação dominante de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante.

O Brasil entrou para a história neste sábado ao conquistar sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno. E não foi qualquer medalha. O ouro veio com autoridade na disputa do slalom gigante, tendo como palco a cidade de Milão-Cortina, na Itália.

O responsável pelo feito foi Lucas Pinheiro Braathen, que dominou a prova desde a primeira descida na tradicional pista do Stelvio Ski Centre.

Na fase classificatória, Lucas marcou 1:13.92 e nenhum dos 80 competidores conseguiu superar o tempo do brasileiro. Já na final, mesmo adotando uma postura mais estratégica na segunda descida, garantiu o título com 58 centésimos de vantagem sobre o segundo colocado.

A confirmação oficial da medalha ocorre apenas após a segunda descida dos atletas fora da final, mas trata-se de protocolo. A vantagem construída torna praticamente impossível qualquer reviravolta.

Emocionado, o atleta destacou o peso simbólico da conquista.

“É inexplicável. Não sei como colocar em palavras o que estou sentindo. Quero compartilhar com todo mundo no Brasil que está torcendo por mim. Isso pode inspirar crianças da nova geração. Não importa onde você está ou a cor da sua pele. O que importa é o que existe aqui dentro”, declarou, apontando para o coração.

Momento especial na carreira

A medalha olímpica consolida uma fase excepcional do brasileiro de 25 anos. Desde 2025, ele soma cinco pódios em etapas da Copa do Mundo de esqui alpino:

– Ouro – slalom – etapa de Levi (Finlândia)
– Prata – slalom gigante – Alta Badia (Itália)
– Prata – slalom gigante – Adelboden (Suíça)
– Prata – slalom – Wengen (Suíça)
– Prata – slalom gigante

Além do ouro no slalom gigante, Lucas ainda disputa o slalom, prova marcada para segunda-feira, onde pode ampliar a coleção de medalhas.

Filho de mãe brasileira e pai norueguês, o atleta nasceu em Oslo e cresceu entre duas culturas. Fluente em português e norueguês, representou a Noruega nos Jogos Olímpicos de 2022, mas não conquistou medalhas.

Após divergências com a federação norueguesa, anunciou aposentadoria. Em 2024, voltou às pistas e decidiu defender o Brasil, país de sua mãe. A escolha transformou sua trajetória — e agora coloca o Brasil no topo do pódio do esqui alpino mundial.

A conquista marca um novo capítulo para o esporte brasileiro de inverno, tradicionalmente com pouca visibilidade no país. O feito abre espaço para investimento, formação de novos atletas e maior presença do Brasil nas modalidades de neve.

(Informações do site do jornal O Globo)

Compartilhar matéria

Últimas sobre este tema

Postagens mais visitadas deste blog

LUTO EM TENENTE JARDIM: MORRE A MISSIONÁRIA ESTHER VARGAS

DESLIZAMENTO EM TENENTE JARDIM INTERDITA TOTALMENTE A RODOVIA DOUTOR MARCH

JUSTIÇA CONDENA EMPRESAS DE ÔNIBUS DE NITERÓI POR FROTA REDUZIDA E DANO COLETIVO - EMPRESAS TERÃO QUE AUMENTAR A FROTA

QUEM É A MODELO KYLIN KALANI, SUCESSO NAS REDES SOCIAIS (fotos)

CHUVA FORTE LEVA AO CANCELAMENTO DOS DESFILES EM NITERÓI NA NOITE DESTE DOMINGO

ACOMPANHANTE PASSA MAL E RELATA FALTA DE ATENDIMENTO NO AZEVEDO LIMA, EM NITERÓI

MORADORES DO MORRO DO CASTRO RECLAMAM DE FALTA DE ATENDIMENTO EM POSTO DE SAÚDE

DESLIZAMENTO EM NITERÓI INTERDITA RUA ERMELINDO MARTINS EM JURUJUBA

ESTUDANTE ESFAQUEADA EM SÃO GONÇALO SEGUE INTERNADA EM COMA INDUZIDO

PREFEITURA DE SÃO GONÇALO IGNOROU PEDIDOS DE LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DE TENENTE JARDIM E MORRO DO CASTRO SOBRE PERIGO DE DESLIZAMENTOS