CAPELA CONSTRUÍDA PELOS ESCRAVOS HÁ MAIS DE 200 ANOS ESTÁ ABANDONADA EM NITERÓI
![]() |
Foto: reprodução - Na foto, de alguns anos atrás, a porta histórica de entrada da capela chegou a ser lacrada com tijolos. |
- A capela de São Pedro, construída a 272 anos atrás por escravos que fica dentro do cemitério Maruí, passou por reformas a última vez a quase 30 anos. Depois disso, ela está praticamente abandonada pela prefeitura de Niterói.
A capela, foi construída por dois irmãos, Francisco Vitoriano Pereira e José Pereira Correia, que eram donos de uma fazenda Maruí que havia no local. Eles achavam que a catedral de São João Batista, no centro de Niterói, ficava longe, para ir à missa todos os dias, e na época, pediram autorização ao bispo para construir uma capela dentro da fazenda.
A capela é tombada pelo IPHAN, e é mais antiga que o próprio cemitério Marui, que foi oficialmente fundando em 1º de novembro de 1855. Mas a data consta como registro oficial do primeiro sepultamento de inauguração do cemitério, porém já havia corpos de escravos sepultados no local, que eram da antiga fazenda.
A capela atualmente está com portas quebradas, sem limpeza e manutenção, e virou abrigo para moradores de rua e andarilhos.
Há informações, que a meses teria sido usada como ossuário, o que é proibido.
Comentários