CARDEAL ROBERT FRANCIS PREVOST É ELEITO NOVO PAPA E ADOTA O NOME DE LEÃO XIV
Aos 69 anos, o norte-americano progressista assume o comando da Igreja Católica com discurso voltado à paz, continuidade e proximidade com os mais vulneráveis
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) a escolha do novo líder da Igreja Católica: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito no conclave e adotou o nome de papa Leão XIV. A tradicional fumaça branca, expelida da Capela Sistina, indicou ao mundo que um novo pontífice havia sido escolhido.
De perfil progressista, discreto e conciliador, Prevost é próximo do agora papa emérito Francisco, que o havia promovido a cardeal em 2023. Sua eleição confirma a expectativa de que o conclave escolheria um nome voltado à continuidade do pontificado anterior, mantendo o foco em uma igreja sinodal e próxima dos pobres.
Ao aparecer na sacada da Basílica de São Pedro, após o anúncio oficial feito em latim pelo cardeal Dominique Mamberti, o novo pontífice começou seu primeiro discurso com uma mensagem de fé e reconciliação:
"A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês."
O papa Leão XIV destacou ainda que pretende dar prosseguimento ao caminho iniciado por seu antecessor:
"Queremos ser uma Igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem."
A eleição de um papa dos Estados Unidos é um marco histórico para a Igreja e indica um possível novo equilíbrio geopolítico dentro do Vaticano. A expectativa agora se volta para os próximos passos e nomeações do novo pontífice.
Comentários