EDUARDO BOLSONARO É DESMENTIDO PELA CASA BRANCA APÓS DECLARAÇÕES SOBRE SANÇÕES CONTRA MORAES
Deputado alegou que emissário dos EUA viria discutir punições a Moraes, mas governo americano negou e disse que foco são organizações criminosas
![]() |
Foto: reprodução |
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi desmentido pela Casa Branca após divulgar que o governo dos Estados Unidos enviaria ao Brasil uma comitiva para discutir possíveis sanções contra o ministro Alexandre de Moraes e outras autoridades do Supremo Tribunal Federal. Segundo o parlamentar, o emissário americano David Gamble, do Departamento de Estado, trataria das ações judiciais contra redes sociais e da atuação de Moraes no caso que envolve seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado por tentativa de golpe de Estado.
Entretanto, a Casa Branca publicou nota oficial informando que a visita tem como único objetivo debater sanções contra organizações criminosas transnacionais, ligadas ao tráfico de drogas e ao terrorismo. "O Departamento de Estado dos Estados Unidos enviará uma delegação a Brasília, chefiada por David Gamble (...), para participar de reuniões bilaterais sobre crime organizado e programas de sanções voltadas ao combate ao terrorismo e ao tráfico", diz o comunicado.
A agenda, conforme o portal UOL, foi construída em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e o governo Lula.
Em resposta à repercussão, Eduardo Bolsonaro voltou a se manifestar em suas redes sociais, afirmando que a imprensa tenta “descredibilizar” suas ações nos Estados Unidos. “Ainda que a visita do coordenador de sanções dos Estados Unidos ao Brasil fosse apenas sobre o combate ao crime organizado, como alguns dão a entender, isso já bastaria para confirmar a eficiência de tudo o que venho fazendo e dizendo há meses”, declarou.
A declaração inicial de Eduardo gerou críticas e reações por divulgar uma informação desmentida pela diplomacia americana e por tentar atribuir intenções políticas à visita de um representante oficial dos EUA.
Comentários