Por que nas Missas usam diferentes cores na liturgia?
As cores litúrgicas servem como sinais luminosos que avisam sobre alguma característica própria da nossa fé.
No número 345 da Introdução Geral do Missal Romano (IGMR), sobre as cores em relação às vestes, diz: “A diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, por um lado, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram; por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do Ano Litúrgico”. Por meio das cores, a liturgia sagrada da Igreja apresenta uma linguagem própria.
Vamos mostrar as cores usadas em cada tempo litúrgico da Igreja. Conforme a IGMR, são seis: verde, branco, vermelho, roxo, preto e rosa.
Verde
É a cor usada nos domingos do Tempo Comum e também nos dias da semana. Simboliza a esperança.
Branco
É usado nas Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor. Além disso, é também usado nas celebrações do Senhor, exceto as da Paixão; nas celebrações da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos não mártires; nas solenidades de Todos os Santos (1º de novembro), de São João Batista (24 de junho) e nas festas de São João Evangelista (27 de dezembro). A cor branca é também usada na celebração da Cadeira de São Pedro (22 de fevereiro) e na conversão de São Paulo (25 de janeiro) (cf. IGMR, n. 346).
Azul
Usada nas Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.
Vermelho
Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.
Roxo
A cor roxa é usada no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos.
Preto
A cor preta pode ser usada, onde for costume, nas Missas pelos defuntos, conforme está na IGMR. Esta é uma cor pouco utilizada.
Rosa
O rosa é usado, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma).
Comentários